Clube de Programação/Robótica
Agrupamento de Escolas D. Sancho I - Pontével (Cartaxo)
Os clubes, são
iniciativas que se integram no campo da aprendizagem não-formal, ainda que
funcionando no âmbito escolar.
As iniciativas e as
atividades dos clubes assentam sobretudo no domínio do saber-fazer, ou seja, na
dinamização de atividades, eminentemente práticas, como estímulo às
aprendizagens, à criatividade, à motivação, à autonomia e à autoconfiança.
OBJETIVO:
● Proporcionar aos alunos com interesses neste âmbito o seu
aprofundamento e prática;
● Ser um espaço para preparar alunos para concursos e competições
(futuro);
PÚBLICO-ALVO:
- Pequenos
grupos de 6-8 alunos no máximo (1-2 grupos), com gosto pelas atividades do
Clube;
- Alunos
de 2º e 3º ciclo;
- Apoiar
alunos com interesse/curiosidade por estas áreas, levando-os a adquirir
mais conhecimento e competências;
- Alunos
com participação voluntária, alvo de seleção, elaborada pelos membros da
equipa dinamizadora;
RECURSOS:
- Kit´s de iniciação Arduíno;
- Placas Micro-Bit;
- Diverso material eletrónico (Placas de montagem, Led´s, Resistências, Sensores; condensadores; Transístores, Potenciómetros, etc);
- Ferros de soldar e solda;
- Computadores/Tablets;
- Simuladores on-line (TinkerCad, SkchetUp, Makecode, Openroberta, PETH, etc);
- Câmara de vídeo (Sala do futuro);
- Impressora 3D (Sala do Futuro)
- Etc.
ATIVIDADES:
Atividades que
proporcionem aos alunos participantes a contribuição para:
●
O desenvolvimento do pensamento crítico, criativo
e do raciocínio lógico;
●
Uma maior motivação;
●
Estimular a autonomia;
●
O desenvolvimento da autoconfiança;
●
Uma maior facilidade na resolução de problemas;
●
A construção dos seus próprios projetos;
● Sensibilidade estética;
● Um sentimento de protagonismo na sua própria aprendizagem.
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