Projeto

Clube de Programação/Robótica

Agrupamento de Escolas D. Sancho I - Pontével (Cartaxo) 

Os clubes, são iniciativas que se integram no campo da aprendizagem não-formal, ainda que funcionando no âmbito escolar.

As iniciativas e as atividades dos clubes assentam sobretudo no domínio do saber-fazer, ou seja, na dinamização de atividades, eminentemente práticas, como estímulo às aprendizagens, à criatividade, à motivação, à autonomia e à autoconfiança.

OBJETIVO:

  Tornar o clube num agregador de iniciativas e de equipamentos que preparem e proporcionem atividades diferentes das que os professores recorrem para criar dinâmicas nas salas de aula.

       Proporcionar aos alunos com interesses neste âmbito o seu aprofundamento e prática;

       Ser um espaço para preparar alunos para concursos e competições (futuro);


PÚBLICO-ALVO:

  • Pequenos grupos de 6-8 alunos no máximo (1-2 grupos), com gosto pelas atividades do Clube;
  • Alunos de 2º e 3º ciclo;
  • Apoiar alunos com interesse/curiosidade por estas áreas, levando-os a adquirir mais conhecimento e competências;
  • Alunos com participação voluntária, alvo de seleção, elaborada pelos membros da equipa dinamizadora;

RECURSOS:

  • Kit´s de iniciação Arduíno;
  • Placas Micro-Bit;
  • Diverso material eletrónico (Placas de montagem, Led´s, Resistências, Sensores; condensadores; Transístores, Potenciómetros, etc);
  • Ferros de soldar e solda;
  • Computadores/Tablets;
  • Simuladores on-line (TinkerCad, SkchetUp, Makecode, Openroberta, PETH, etc);
  • Câmara de vídeo (Sala do futuro);
  • Impressora 3D (Sala do Futuro)
  • Etc.


ATIVIDADES:

Atividades que proporcionem aos alunos participantes a contribuição para:

        O desenvolvimento do pensamento crítico, criativo e do raciocínio lógico;

        Uma maior motivação;

        Estimular a autonomia;

        O desenvolvimento da autoconfiança;

        Uma maior facilidade na resolução de problemas;

        A construção dos seus próprios projetos;

        Sensibilidade estética;

        Um sentimento de protagonismo na sua própria aprendizagem.


Sem comentários:

Enviar um comentário